MENSAGEM AOS CONGRESSISTAS

A 37ª edição do Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária (CONBRAVET 2010), um dos mais antigos congressos de profissões de nível superior organizados no país, teve sua primeira edição no Rio de Janeiro no ano de 1922, apenas cinco anos após a graduação dos primeiros médicos veterinários brasileiros, em 1917, na antiga Escola Superior de Agronomia e Medicina Veterinária, na Praia Vermelha, Rio de Janeiro.

A Sociedade de Medicina Veterinário do Estado do Rio de Janeiro (SOMVERJ) se candidatou a sediar o evento deste ano, em virtude da feliz coincidência do Sesquicentenário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), do Centenário da criação dos primeiros cursos de medicina veterinária no Brasil e dos 90 anos da fundação da Sociedade de Brasileira de Medicina Veterinária (SBMV). Todas essas entidades foram criadas na cidade do Rio de Janeiro, Capital Federal do Brasil.

Paralelamente ao 37º CONBRAVET organizamos um Congresso Internacional Comemorativo, para celebrar condignamente as efemérides acima citadas.

A Comissão Organizadora e a Comissão Científica, criadas pela SOMVERJ para projetar os congressos, procuraram organizar uma grade científica, eclética e diversificada, convidando ilustres autoridades e especialistas nacionais e internacionais, para discorrerem sobre temas ligados às áreas de interesse de umas das profissões mais diversificadas do mundo, como por exemplo a história da medicina veterinária civil e militar, bem-estar animal, sesquicentenário do MAPA, centenário do ensino veterinário no país, agronegócio, animais de companhia, biocombustíveis alternativos, meio ambiente, saúde pública, saúde animal, vigilância sanitária, biossegurança, aqüicultura e pesca e outros temas correlatos.

Inúmeros trabalhos científicos inéditos foram recebidos pela Comissão Científica e selecionados para serem apresentados, sob a forma de pôster, durante os congressos.

Desejo muito boas-vindas a todos os congressistas!

O Rio de Janeiro e os cariocas vivem um momento especial, na expectativa e na preparação dos dois maiores eventos esportivos do planeta: a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Compareçam aos nossos congressos e desfrutem também das belezas e da hospitalidade da Cidade Maravilhosa.

Rio de Janeiro, 26 de julho de 2010
Lucio Tavares de Macedo
Presidente